17º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho- retrospetiva pelo Presidente da Comissão de Organização
O Presidente da Comissão de Organização do 17º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho (17ºFNMT) e secretário da Direção da SPMT, Dr. Vítor Pinheiro, faz uma retrospetiva do evento realizado em Coimbra nos dias 27 e 28 de outubro de 2023.
"Foi um evento de grande sucesso que superou as expectativas da organização.
O desafio lançado pela SPMT, na pessoa do seu Exmo. Presidente, Dr. Jorge Barroso Dias, de eleger uma Comissão Organizadora composta essencialmente por elementos externos à direção, conferiu à equipa um sentido de responsabilidade e exigência para que o evento fosse bem sucedido.
O 17º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho, realizado pela primeira vez em 32 anos fora de Lisboa, contou com a participação de quase 300 profissionais de saúde ocupacional de todo o país e do estrangeiro e contou com várias iniciativas inovadoras, estando a receber críticas muito positivas. De facto, a aposta de realizar o evento fora de Lisboa, num ano consecutivo ao 16ºFNMT, revelou-se acertada, com uma adesão significativa de participantes de todo o país e do estrangeiro.
No geral, o 17ºFNMT foi um evento bem organizado e com um programa abrangente e de qualidade, com foco na evolução da ciência nos últimos anos, no que a patologias ocupacionais diz respeito e, ainda, das atividades desenvolvidas pelo Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Saúde e Segurança no Trabalho.
Este sucesso irá certamente contribuir para o reforço da imagem da SPMT e do próprio FNMT e para a promoção da investigação em saúde ocupacional no país.
A participação superior às expectativas, tanto em termos de número de participantes como de submissões de trabalhos, é um sinal do sucesso do evento. A este título, refira-se que foram submetidos 62 trabalhos científicos, sendo premiados 3 posters e 3 comunicações orais.
O 17ºFNMT foi um evento que tentou inovar e ir ao encontro do interesse dos participantes. Nesse sentido, a organização do evento desenvolveu várias iniciativas para garantir que este desafio fosse cumprido com sucesso:
1. Aposta forte na obtenção de patrocínios, que em muito contribuíram para o enriquecimento da experiência;
2. Design apelativo e com significado tendo em conta a realização do Fórum na cidade de Coimbra;
3. A iniciativa ambiental de compensação da pegada ecológica do evento é um sinal de responsabilidade ambiental da organização. Nesse sentido, a organização adquiriu 100 árvores de carvalho autóctone português no Ribatejo. Estas árvores serão cuidadas durante cinco anos, até garantir a sua viabilidade;
4. O momento do cocktail Sunset, que antecedeu o jantar do congresso, com a participação de um grupo de fado de Coimbra, foi um momento de descontração e partilha entre os participantes;
5. Os almoços de qualidade, e o jantar do congresso a preços acessíveis, contribuíram para criar um ambiente agradável e descontraído para os participantes.
Assim, poderemos afirmar de forma convicta que este evento elevou ainda mais a fasquia do FNMT, na certeza de que os próximos eventos da FNMT serão ainda mais interessantes e inovadores.
Um agradecimento especial a todos os participantes, patrocinadores e colaboradores pelo seu contributo para o sucesso do 17ºFNMT.
Até para o ano!"
Comments